Inspeção veicular - a saga

25 de agosto de 2010

Reprovado...!!

Um fato ocorreu antes de irmos ao restaurante no sábado que me deixou um pouco chateado.

Fui levar meu carrinho (Honda Fit- 2007) para a inspeção veicular. Ano passado o carro foi aprovado com louvor. Então deduzi que este ano aconteceria o mesmo.

Escolhi o Controlar do Jaguaré e agendei para 11:00. Tinha uma pequena fila de carros que não incomodou.

Quando o nosso carro é o próximo para ser vistoriado precisamos sair dele e aguardar ao lado por questão de segurança eu acho.

Aproveitamos e fomos ao banheiro e quando a Cris saiu, o nosso carrinho já estava em teste. Contentes com a agilidade aguardamos pela aprovação.

O técnico inicia o teste acelerando o carro até 2500 rpm por trinta segundos . Até então tudo bem. Depois ele mantém o carro ligado na marcha lenta por mais trinta segundo. Ai começou o problema. Lembro que a ventoinha do carro ligou e uma das medições começou a aumentar progressivamente chegando à cor vermelha. A ventoinha parou, a medição começou a cair, mas tarde de mais... o teste terminou... e meu carrinho foi reprovado! Como assim?!!

Lembro que virei para a Cris e disse: Foi reprovado! ...

O técnico sem muitas explicações disse que o problema estaria no combustível ou na parte mecânica. Orientou buscar um mecânico de confiança para avaliar o carro e repetir o teste em até trinta dias sem custo.

Sempre coloco gasolina em lugares confiáveis e tinha acabado de fazer a revisão do carro no mês passado. Fiquei encucado...

Triste, fui investigar com meu amigo Google e para a minha surpresa descobri que o Fit é campeão de reprovação na inspeção veicular. Criaram foruns, sites de debate e tem gente entrando em ação contra a Honda! Não me senti só...tem muita gente passando pelo mesmo problema.

Li que algumas pessoas também observaram que a ventoinha ligada no momento do teste aumentava o risco de reprovação. Logo conclui que se mantiver ela desligada , minhas chances de sucesso na próxima inspeção seria maior. Agora, o que faz a ventoinha ligar na marcha lenta....ah ha!!! O ar condicionado! Eureka, será...

No domingo fiz pelo menos cinco testes que deixou a Cris quase louca: Ligava o carro com ar condicionado funcionado, acelerava o carro por trinta segundos e depois deixava em marcha lenta por mais trinta segundos e... a ventoinha ligou. Desligava o carro e o ar condicionado, depois ligava só o carro, acelerava por trinta segundos e depois deixava em marcha lenta por mais trinta segundos e... a ventoinha não ligou!

Repeti isso o dia inteiro sempre que parávamos em algum lugar e obtivemos 100% de concordância! Será que vai dar certo.... Vou fazer o teste com o ar desligado e ver no que dá!

Após a nova inspeção contamos o resultado!


Abraços,

Marcio

Pobre carrinho sendo avaliado

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...