Buffet Christian Formon

6 de agosto de 2010

O Buffet Christian Formon fica no bairro dos Campos Elísios, região central da cidade. Quem passa em frente do simpático sobradinho branco de detalhes azuis nem imagina que ali funciona uma supercozinha industrial comandada pelo também simpático chef francês Christian Formon - que eu descobri lendo no site do seu buffet que possui título de marquês e um castelo no Vale do Loire na França.

Fomos recebidos pela Mariana que nos orientou e nos acompanhou durante toda a degustação que durou pouco mais de uma hora, diferentemente das duas horas que costumamos demorar. Mas nem por isso deixou de ser completa e bem proveitosa.

Sentamos em uma mesa montada com talheres, copos e guardanapos que são utilizados nos eventos. Foram os talheres mais bonitos que vimos até agora, de prata polida e bem tradicionais. As bandejas também eram de prata e brilhavam muito. Se um dia eu tiver objetos de prata em casa, com certeza ficaria horas e horas polindo para ficarem que nem as do Christian.


Cocktail frio


Escondidinho de carne seca no mini bowl


Salada de legumes grelhados com pesto de rúcula


Robalo com molho de açafrão e aspargos e
Risoto de alcachofra e ervas


Vitela assada com molho de limão siciliano e salvia e
Gateau de batatas com alho poro



Buffet de sobremesas


Todos os itens são muito bem preparados e temperados. Estava conversando com o Marcio e concordamos que o sabor é dos restaurantezinhos que a gente almoçava na nossa viagem à França - porque jantar era muito mais caro. É um cardapio elegante, saboroso, com surpresinhas nos detalhes e que agradaria muita gente por ser sucinto nos temperos sem deixar de surpreender pela qualidade dos ingredientes.

Um dos pratos que gostamos muito foi o robalo que tem um sabor bem delicado e que, particularmente, acho difícil de acertar porque ele não absorve bem o sal: aí fica salgado por fora e sem graça por dentro. Mas o do Christian era inteiramente muito saboroso e estava numa combinação perfeita com o risoto de alcachofras igualmente muito delicado e gostoso. Nessa nossa saga dos buffets eu descobri que adoro risoto!

Outra boa surpresa foi o Marcio ter gostado da vitela. É que ele tem preconceito de carnes com cheiro mais forte, mas gostou bastante da vitela com molho de limão siciliano que deu um toque de leveza fundamental à carne macia e saborosa.

O prato que mais nos fez lembrar de nossa viagem foi o escondidinho de carne seca. Ele é bem cremoso, do jeitinho que eram algumas comidinhas francesas que experimentamos, mais encorpado e com uma casquinha de queijo derretido por cima. Eu diria que o aroma era amanteigado, mas desconfiem do meu olfato...

No final da degustação, quando estávamos nos deliciando com as sobremesas, aparece o próprio Christian para saber o que tínhamos achado do banquete. O Christian é um senhorzinho alto, de cabelos grisalhos e sotaque francês muito charmoso. Por ser um buffet renomado que existe há muitos anos, eu imaginava que o chef seria um senhor mais sério e de poucas palavras, mas o Christian é uma simpatia só: quis saber do nossos gostos, dos convidados, dos nossos pais, deu várias sugestões de detalhes que ele já fez em outros eventos parecidos, se ofereceu para cozinhar para nossos pais e nos convidou para conhecer a sua cozinha. Fomos de touquinha e tudo!

Estava pensando aqui com meu meio neurônio... talvez eu tenha essa imagem de que todo chef de cozinha é sério e carrancudo por causa dos chefs japoneses que são a maioria desse jeito. Nunca que um chef japonês convidaria alguém para conhecer a sua cozinha! Aquele é seu espaço sagrado e ninguém entra. É... os japoneses podem ter muitas qualidades, mas simpatia talvez não seja seu forte nessa área...


Cris


Buffet Christian Formon
www.buffetchristianformon.com.br
atendimento@buffetchristianformon.com.br

Rua Helvetia, 763
Campos Elísios São Paulo SP
11.3221.8051 / 11.3223.9891

Contato: Mariana

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...