Salgadoce

30 de junho de 2010

Panquecas de carne cobertas com melaço

Agridoce seria agri + doce = azedo + doce. Imagino que seja o sabor do arroz do sushi que vai vinagre e açúcar ou daquele molhinho vermelho do rolinho primavera. Se for esse, até passa, mas não é dos meus sabores prediletos. Agora, salgado + doce... hummm... esse não dá. O Marcio até que encara, apesar de não gostar muito, mas eu não gosto mesmo desse tipo de combinação culinária. Pode ser moda, pode ser chic, pode ser gourmet, mas não dá: ou é doce ou é salgado, não os dois juntos formando um salgadoce.

Por isso não sou muito fã de vegetais adocicados como cenoura, abóbora e milho - acho que eles ficam bem melhores em pratos doces que nos salgados. E frutas ficam bem apenas em pratos doces e não em saladas, sushis ou acompanhando a feijoada. Aliás, quem teve a idéia de servir a laranja e a banana como acompanhamentos?!

Tá bom, estou exagerando. Eu gosto de cheesecake, de romeu e julieta, de doce de leite com queijo. Também gosto de temperar salada com limão e de camarão ao leite de coco. Mas gosto muito mais quando esse povo todo está em carreira solo. Não consigo imaginar a combinação como uma coisa só, como o ratinho Remi diz no filme Ratatouille, e os dois sabores ficam em conflito na minha boca - e na minha cabeça também.

Estou falando sobre isso porque os buffets e banqueteiros de casamento que conhecemos vira e mexe colocam coisas desse tipo:

- Lichias recheadas com Mousse de Gorgonzola
- Bobó de Lombo com Ameixa ao perfume de canela
- Spring Rolls de Pato ao Chutney de Maçã
- Pernil de Vitela ao Molho Dijonnaise com Pêras ao Porto
- Ceviche de Salmão com Maçã Verde
- Cestinha de Philo com Boursin e Figo Seco
- Diet bread com salmão defumado e kiwi
- Costurado de parma com bolinha de melão e hortelã
- Maçã verde com queijo melba e damasco
- Mini creme de cenoura com laranja
- Mini miga de peito de peru e chutney de manga
- Ceviche de atum com vinagrette de frutas cítricas
- Sopinha de abobora com mel e gengibre;
- Folhado de Queijo Coalho com fio de Melaço de Cana
- Saint Pierre ao Molho de Capim Santo, Gengibre e Coco, servido com Farofa de Banana da Terra
- Mix de verdes e vermelhos com pêras confitadas, nozes carameladas, roquefort e molho de mel e mostarda


E olha que tudo isso é no coquetel e no jantar, não tem nada a ver com a sobremesa...

Já pedimos para a Erica e para os buffets que vamos conhecer comidinhas sem misturas exóticas de sabores. Peço às pessoas que gostam desse tipo de combinação que nos perdoem, mas não teremos salgadoce para o jantar do nosso casamento... teremos sim muita comidinha gostosa bem temperadinha, sobremesas para comer de monte e muitos doces para agradar a todos. Pelo menos é o que estamos procurando!

Doces e salgados, cada um no seu lugar

Beijinho!
Cris

Imagens: Getty Images

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...